segunda-feira, 22 de março de 2010

Receitinha de Caldinho de Feijão

Ingredientes:
300g de feijão preto
250g de linguiça calabresa
1 tomate
100g de azeitonas verdes sem caroço
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 xícara de cebolinha e salsinha
1 folha de louro
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora) 1 colher de sobremesa de sal
2 colheres de sopa de azeite
6 copos de água

Modo de fazer:
Prepare o feijão: Dependendo da qualidade do feijão, às vezes é necessário "catá-lo" para separar algumas pedrinhas, sujeiras ou grãos estragados ou velhos. Depois disso, lave-o bem sob água corrente em uma peneira. Ponha para cozinhar numa panela de pressão (siga as intruções do fabricante) com a água e o louro por 45 minutos. Se preferir pode deixar o feijão de molho na água durante a noite e cozinhá-lo da mesma forma, porém por 25 minutos. Retire a folha de louro, deixe esfriar e bata no liquidificador aos poucos. Se estiver muito grosso acrescente um pouco mais de água. A consistência deve ser cremosa.

Prepare os outros ingredientes: Corte a linguiça calabresa em rodelinhas finas e pique o tomate,a cebola, o alho em pedaços bem pequenos. Corte a salsinha e a cebolinha bem fininhas e reserve.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

Prepare o caldinho: Em uma panela funda, frite no azeite a linguiça calabresa cortada em rodelinhas. Junte o tomate, a cebola e o alho picadinhos e deixe refogar até amaciar e dourar. Depois junte o feijão batidinho e tempere com o sal e a pimenta. Deixe o caldo cozinhando mais um pouco em fogo médio até começar uma leve fervura. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Acrescente as azeitonas inteiras e sirva quente em canecas ou tigelinhas, acompanhado da salsinha e cebolinha cortadinhas e torradinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário