sábado, 20 de março de 2010

Receita de Bobo de Camarão

Ingredientes:
1 kg de camarões médios inteiros
500g de mandioca
Suco de um limão
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados ou espremidos
½ xícara de coentro picado fininho
2 colheres de sopa de azeite de dendé
6 colheres de azeite de oliva
400ml de leite de coco
1 lata pequena de molho de tomate peneirado (250g)
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
6 xícaras de água quente

Prepare os camarões: Descasque os camarões e retire as cabeças. Cuidado com o rabo, pois tem uma parte muito dura que pode espetar ferindo as mãos. Para facilitar use uma faquinha de ponta. Primeiro arranque a cabeça, depois descole uma lateral da casca enfiando a faquinha pela extremidade onde estava a cabeça e terminando no rabo. Com os dedos acabe de soltar toda a casca por baixo e do outro lado. Vá soltando tudo aos poucos.

Depois é preciso retirar uma tripinha (o intestino) que fica nas costas do camarão, pois ela pode ainda ter algum resto de excrementos. Com a faquinha, faça um pequeno corte nas costas do camarão e com a ajuda de um palito de dente puxe a tripinha (uma linha escura) para fora.

Então lave os camarões em água corrente e fria, se desejar, e em uma tigela deixe marinar (pegar sabor) com o suco do limão, o sal, a pimenta moída e o coentro picadinho. Lave bem as cascas e cabeças e ponha em uma panela para cozinhar na água fervendo. Ferva por 30 minutos, depois passe tudo por uma peneira, reserve o caldo e jogue fora as cabeças e cascas depois do cozimento.

Prepare as mandiocas: Descasque as mandiocas e ponha de molho numa tigela com água para evitar que escureçam. Com uma faca afiada e uma tábua de corte, pique-as em pedaços menores e retire os fios que passam bem no meio da raiz. Cozinhe numa panela com a água onde cozinhou os camarões, até ficarem macias. Deixe esfriar e bata tudo no liquidificador. Reserver.

Prepare o bobó: Em uma panela grande aqueça o azeite de oliva e ponha a cebola picadinha, o alho espremido e o gengibre ralado para dourar. Não deixe queimar, quando estiver no ponto acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar mais um pouco. Junte a mandioca batida no liquidificador e o leite de coco e mexa até misturar bem. Depois junte os camarões e os temperos em que estavam marinando e o azeite de dendé deixe cozinhar por 3 a 5 minutos.

DICA: Camarão quando fica muito tempo cozinhando fica com sabor meio "borrachudo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário