terça-feira, 27 de outubro de 2009

Manual de remoção de manchas

Manchas de pó:
São consideradas manchas superficiais e saem com água.

Manchas causadas pelo suor:
Saem com água. Dependendo da acidez, é necessário aplicar algum detergente nas áreas de maior contato para limpar manchas amareladas.

Manchas causadas por gordura animal :
São as famosas manchas causadas pelo óleo do pastelzinho da feira, da carne do churrasco, dos peixes e etc. Podem ser removidas com sabonete, detergente ou sabão em pó aplicado diretamente na mancha ainda úmida.

Manchas causadas por gordura vegetal:
São as manchas de óleo, azeite e margarina.
A melhor combinação para eliminá-las é aplicar detergente ou sabão em pó diretamente na mancha e lavar a peça com água morna ou quente, pois o calor ajuda a eliminar a gordura.
 
Manchas causadas por proteínas e albumina:
As mais comuns são aquelas causadas por sangue, molho de tomate, ovo e chocolate e devem ser lavadas com água fria. A água quente nesse caso tem ação inversa: causa a coagulação das proteínas e fixa a mancha no tecido. Para ajudar a removê-las, use produtos com detergente ou perborato (como o Vanish, por exemplo).

Manchas pigmentárias:
Causadas principalmente por vinho, café, fuligem, sucos e etc. Se a peça for clara, é possível eliminar a mancha com um pouquinho de água oxigenada, mas atenção: tome cuidado e enxágüe bem a peça para evitar que outras peças sejam manchadas por ela. Para tecidos coloridos e mais escuros, procure produtos com reagentes, tais como hidrossulfito de sódio ou hiposulfito de sódio (como o Semorin), que eliminam essas sujidades sem prejudicar a cor original do tecido.

fonte: http://entretenimento.r7.com/moda-e-beleza/noticias/manual-de-remocao-de-manchas-20090925.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário